Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ecologia

_______________________________________________________________

Coordenação: Luciana Vieira Paiva e Leonardo Lelis

_______________________________________________________________

 

 

 

 

 

Aline Fernanda  Campagna Fernandes

Disciplinas: Ecotoxicologia, ecologia da Poluição, Ecologia de Regiões Semiáridas

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Ciências Biológicas na área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é docente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), responsável pelas disciplinas Ecologia de regiões semiáridas, Ecologia da Poluição e Ecotoxicologia, ministradas para o curso de Ecologia, atuando, principalmente na área de Ecotoxicologia.

e-mail: aline.campagna@ufersa.edu.br                                http://lattes.cnpq.br/2484382689721394

 

Cecilia Irene Pérez Calabuig

Disciplinas: Impacto Ambiental, Auditoria ambiental, Zoologia de Vertebrados

Graduaçao em Biologia e em Ecologia. Master em Gestao e Conservaçao da Biodiversidade. Mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Sevilha (homologados pela UFRGS). Tenho trabalhado com vertebrados (i.e. aves e mamíferos) e colaborado em estudos com répteis, anfíbios e peixes. Minhas líneas de pesquisa sao ecologia aplicada à dinâmica populacional usando diversas ferramentas, impacto de estruturas antrópicas aplicada à dinâmica populacional de espécies afetadas e biologia da conservaçao. Dentro do estudo de estruturas antrópicas, metodologias de EIAs, estudos prévios durante e pós construçao objetivando metodologias de evitem e/ou minimizem o impacto ambiental.

e-mail: cecicalabuig@ufersa.edu.br                                                                                    http://lattes.cnpq.br/2703713625638292

 

Cristina Baldauf

Disciplinas: Ecologia Humana, Ecossistemas Terrestres

Professora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2000), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2006) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013). Coordenadora do Laboratório de Etnoecologia e Biodiversidade (UFERSA). Consultora do Center for International Forestry Research (CIFOR). Tem experiência na área de Botânica e Ecologia. Atua principalmente nos seguintes temas: etnoecologia, etnobotânica, ecologia aplicada, manejo sustentável, ecologia de populações de plantas, genética de populações e educação.

E-mail: crisbaldauf@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0749028891178457

 

Darius Pukenis Tubelis

Disciplinas: Ecologia de Comunidades, Biogeografia e Conservação de Biodiversidade em Unidades de Conservação

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1992), Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997) e Doutorado em Resource Management and Environmental Science pela The Australian National University (2005). Nesses cursos e programas, recebeu bolsas de IC, Mestrado e Doutorado do CNPq. Por quatro anos (2005-2009), foi Jovem Pesquisador da FAPESP na Universidade de São Paulo. Desde agosto de 2010, é Professor Adjunto I do Departamento de Ciências Animais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, onde é professor-orientador vincluado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. É Editor de Área das revistas CheckList e Biotemas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada voltada à conservação de aves e outros elementos da biodiversidade em paisagens localizadas dentro e fora do sistema de reservas naturais. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia do Cerrado, ecologia de paisagem, biodiversidade, conservação, paisagens agrícolas, manejo florestal, história natural de aves e mamíferos e biodiversidade do Pantanal. Atualmente está iniciando a condução de projetos de pesquisa sobre a biodiversidade da Caatinga.

E-mail: darius.tubelis@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/0935124986518001

 

Elmer Rolando Llanos Villarreal

Disciplina: Fundamentos de Matemática

Possui graduação em Matemática (Bacharel)- Universidad Nacional de Ingenieria Lima(Diploma Revalidado pela UFSC) (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Possui artigos publicados em periódicos e em eventos científicos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada , com ênfase em Sistemas de Controle e Matemática Aplicada atuando principalmente na área de Controle Multivariável, Otimização e Análise Numérica, Análise Matemática.

E-mail: elmerllanos@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/3555515012543118

 

Emanuelle Fontenele Rabelo

Disciplinas: Zoologia de Invertebrados e Zoologia de Vertebrados

É doutora em Ciencias Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora adjunta de Zoologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. É chefe do laboratório de Zoologia Experimental da UFERSA, atuando principalmente nos seguintes temas: Zoologia e Ecologia de Invertebrados Marinhos.

E-mail: rabelo.ef@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/8836123183470767

 

Eulene Francisco da Silva

Disciplinas: Geologia e Geomorfologia & Pedologia

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) (2002) tornou-se Mestre em Agronomia com Área de Concentração em Produção Vegetal (2004), na mesma instituição. Ainda em 2004 ingressou no Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com término em abril de 2008. Em agosto de 2008 ingressou no Programa de Pós-Doutorado pela UFV, com término em julho de 2009. Em 2010 atuou como professora visitante na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e, em 2011 ingressou no corpo docente da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, Matéria Orgânica do Solo, Geologia e Pedologia.

E-mail: eulenesilva@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/4243362476220476

 

Eveline de Almeida Ferreira

Disciplinas: Ecologia da Restauração, Ecologia da Paisagem

Sou Professora Adjunta na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), na qual ministro as disciplinas de Ecologia da Paisagem e Ecologia da Restauração. Conclui o doutorado e o mestrado em Ciências Ambientais no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, na Universidade Estadual de Maringá (PEA – UEM / Conceito 6 pela CAPES). Sou formada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Minhas pesquisas são desenvolvidas nas seguintes áreas: Ecologia de invasões aquáticas, Ecologia de peixes neotropicais, Ecologia e impactos de reservatórios, Padrões de história de vida em peixes neotropicais. Tenho experiência em trabalhos de campo, e em laboratório nas áreas de reprodução e histologia de peixes.

Email: eveline@ufersa.edu.br                                                                                                                   http://lattes.cnpq.br/7995031117427297

 

Gustavo Henrique Gonzaga da Silva

Disciplinas: Introdução a Ecologia e Limnologia

Formado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro). Concluiu o mestrado em Biologia de Organismos Aquáticos pelo Centro de Aquicultura da UNESP e o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura em Águas Continentais (linha de pesquisa em limnologia aplicada). Entre 2005 e 2006 realizou o Pós-doutorado com uma bolsa de Prodoc-CAPES. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), estando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Animais (Mestrado e Doutorado) e ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (Mestrado). Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa no período de 2009 a 20012. Atua na área de limnologia, com ênfase em limnologia aplicada a aquicultura, ecologia de rios e estuários, ecologia de reservatórios e ecologia de macrófitas aquáticas, sendo o coordenador do Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água (LIMNOAQUA). Orientou cinco alunos de mestrado pela UNESP e UFERSA e atualmente orienta três alunos de mestrado e dois de doutorado. Entre 2009 e 2011 foi Editor-Chefe do Boletim da Associação Brasileira de Limnologia. É o Idealizador do curso de graduação em Ecologia da UFERSA, o qual foi coordenador no período de 2009 a 2013. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFERSA.

E-mail: gustavo@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/9715919793525325
http://www2.ufersa.edu.br/portal/laboratorios/limnoaqua

 

José Espinola Sobrinho

Disciplinas: Climatologia e Meteorologia

Concluiu o doutorado em recursos naturais pela Universidade Federal da Paraiba em 2003. Atualmente e professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Publicou 16 artigos em periódicos especializados, 144 trabalhos em anais de eventos e 13 artigos em jornais e revistas. Possui 3 softwares. Orientou 1 dissertação de mestrado, alem de ter orientado 8 trabalhos de iniciação cientifica e 16 trabalhos de conclusão de curso na área de agronomia.

E-mail: jespinola@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/9926820581274995

 

Leonardo Fernandes França

Disciplinas: Ecologia de Populações e Ecologia Quantitativa II

Doutor em Ecologia pela UnB (2008) é atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Sua produção científica está concentrada nas áreas de ecologia de populações e conservação de espécies. Recentemente iniciou projetos de pesquisa visando estudar Ecologia e Conservação de populações de Aves da Caatinga e desenvolve algumas colaborações para analisar dados demográficos de diversos taxa (aves, mamíferos, quelônios). Possui experiência na carreira do magistério superior como: professor, orientador de graduação e coorientador de mestrado e doutorado.

E-mail: franca_lf@yahoo.com
http://lattes.cnpq.br/3064068628096842

 

Leonardo Lelis de Macedo Costa

Disciplina: Biofísica Ambiental

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – (2007) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – UFERSA – com ênfase em Bioclimatologia e Biofísica Ambiental (2010). Atualmente é Professor Assistente I do Departamento de Ciências Animais na UFERSA (DCAn/UFERSA), das disciplinas de Biofísica e Biofísica Ambiental.

E-mail: leolelis@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/8037376675873363

 

Luciana Vieira de Paiva

Disciplinas: Educação Ambiental & Ecoturismo, Manejo de Áreas Naturais Protegidas, Zoologia de Vertebrados

É Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência como docente do magistério superior. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e 2ª Tesoureira da Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO). Tem experiência na área de Educação Ambiental e nas áreas de Ecologia e Zoologia, com ênfase em ecologia e biologia reprodutiva de aves e interação Ave-Planta.

E-mail:lucianapaiva@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/6375856137227482

 

 

Luís César de Aquino Lemos Filho

Disciplina: Hidrologia e Recursos Hídricos

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (2004). Possui mestrado em Engenharia Agrícola/Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Lavras (2005) e Doutorado em Engenharia Agrícola/Engenharia de água e solo pela UFLA (2010). Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSPe) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), em Mossoró, RN. Tem experiência na área agrícola e ambiental, com ênfase em Hidrologia e Recursos Hídricos.

E-mail: lcalfilho@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/3767200446774360

 

 

Marcicleide Lima do Espírito Santo

Disciplina: Anatomia e Morfologia Vegetal

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2001) e doutorado em Biotecnologia (Agroflorestal) pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Tem experiência na área de Botânica Aplicada, com ênfase em caracterização morfo-anatômica vegetal e Biotecnologia Vegetal, com ênfase e genômica funcional (transcriptoma) e marcador molecular (AFLP e EST-PCR). Atualmente é professora Adjunta da UFERSA.

E-mail: asantos@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/5976681369390514

 

Marcos Antonio Nobrega de Sousa

Disciplina: Genética e Evolução

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (2005). Professor Adjunto I e Coordenador do Curso de Biotecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Tem experiência nas áreas de Genética / Citogenética, Ecologia e Educação.

E-mail: marcossousa@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/4412109117021331

 

Marinalva Oliveira Freitas

Disciplina: Química Orgânica

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais, química, isolamento e caracterização de compostos secundários de plantas medicinais, atividade antimicrobiana, eucalyptus citriodora, psidium myrsinoides e pesquisa dos compostos produzidos no ninho de abelha sem ferrão, Trigona spinipes.

E-mail: marinalvafreitas@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/4261763543699724

 

Michael Hrncir

Disciplinas: Ecologia Comportamental, Ecofisiologia Animal e TCC1

Mestrado em Zoologia (Universidade de Viena, Áustria, 1998) e doutorado em Fisiologia Comportamental (Universidade de Viena, Áustria, 2003). Entre 2006 e 2010: Jovem Pesquisador na Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-SP (Projeto: Como Achar Uma Flor), estabelecendo um laboratório especializado no estudo da biologia sensorial de insetos sociais. Atualmente Professor Doutor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em Mossoró-RN (Departamento de Ciências Animais), responsável pelas disciplinas Ecologia Comportamental e Ecofisiologia Animal. Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, Ecologia Sensorial; Ecofisiologia Animal; atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas sem ferrão; comunicação; transmissão de informação; orientação; forrageamento; termorregulação.

E-mail: michael@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/7459510462117938
http://www.b-lab.at

 

Michele Dalvina Correia da Silva

Disciplina: Biologia Celular

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas (2000) e em Licenciatura em Ciências Biológicas (2003) ambas pela Universidade Federal de Pernambuco; é Mestre em Bioquímica, UFPE (2004) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, UFPE (2008). Tem experiência na pesquisa em Química de Macromoléculas, com ênfase em Proteínas; atua com purificação, caracterização físico-química e aplicações em avaliações de atividades biológicas variadas de lectinas e glicoproteínas com potencial biotecnológico para as áreas médica, agrícola e de pesquisa biológica. Atualmente, é Professora Adjunta I da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, lecionando as disciplinas Biologia Celular e Biologia Molecular para os cursos de Graduação em Ecologia e Biotecnologia.

E-mail: micheledalvina@ig.com.br
http://lattes.cnpq.br/7860362771716997

 

Milena Wachlevski 

Disciplinas: Manejo & Conservação da Fauna, Ecologia de Campo, Zoologia de Vertebrados

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente sou professora adjunto 1 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Participo dos grupos de pesquisa Rede de estudos em Bioacústica, Ecologia de Vertebrados Tropicais e Gestão e Conservação da Fauna Silvestre. Tenho experiência em docência no ensino superior, e pesquisas nas áreas de Ecologia, Zoologia e Conservação de vertebrados, principalmente anfíbios e répteis, atuando principalmente nos seguintes temas: anfíbios anuros, biodiversidade, uso de microambientes, ecologia de comunidades e manejo e conservação da fauna silvestre.

E-mail:milenawm@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0723456401948016

 

Mônica Rodrigues de Oliveira Castilhos

Disciplinas: Química Analítica e Laboratório de Química Analítica

Professora Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atuação na área de química analítica e ambiental, envolvendo aplicações de tensoativos e sistemas microemulsionados, gestão ambiental e da qualidade.

E-mail:
http://lattes.cnpq.br/2219717055055892

 

Natanael Takeo Yamamoto

Disciplina: Cartografia Ambiental

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009). professor da Universidade Federal Rural do Semi Árido. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Projetos de Máquinas Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação em covas, colheita, agricultura de precisão, adubação pontual e soja. Na área de agronomia desenvolveu trabalhos com Sistemas de Apoio à decisão para atividades agrícolas, projetos de máquinas para colheita de sementes de forrageiras e pinhão manso.

E-mail: natanael@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0407214611503495

 

Patrícia Ligia Dantas de Morais

Disciplina: Ecofisiologia Vegetal

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Rural do Semi Arido. Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal, com ênfase em Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita de frutos.

E-mail:
http://lattes.cnpq.br/0015246334488653

 

Paulo Cesar Moura da Silva

Disciplina: Geoprocessamento Aplicado a Ecologia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1998), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Geoprocessamento.

E-mail: paulo.moura@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/4070582933073155

 

Raphaela Vasconcelos Gomes Barreto

Disciplinas: Microbiologia para Ecólogos

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar (2007), ambos vinculados à Universidade Federal do Ceará. Está concluindo o Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), dedicando-se à prospecção de micro-organismos e genes envolvidos com a produção de biossurfactantes e emulsificantes em solos de manguezais do Ceará, visando aplicações em biorremediação e biotecnologia. Professora Permanente do Departamento de Ciências Animais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Microbiologia Ambiental com enfoque no isolamento e identificação de micro-organismos degradadores de petróleo e derivados, produção de biossurfactantes, biorremediação, biodegradação de xenobióticos e ecologia molecular microbiana.

E-mail: raphaelavgomesbarreto@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4617213714835536

 

Reginaldo José dos Santos Júnior

Disciplina: Filosofia da Ciência e Metodologia Científica (FCMC)

Doutorado defendido na Universidade Metodista de São Paulo (conceito 5 da capes) sobre literatura e religião fundamentada na filosofia de Paul Ricoeur e na teoria da cultura de Mikahil Bakhtin. Graduado em filosofia e em teologia. Atualmente, é professor adjunto na área de filosofia e metodologia científica no departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

E-mail: reginaldo@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/1132469620727714

 

Rodrigo Fernandes

Disciplinas: Ecologia Quantitativa I, Ecologia Numérica e Ecologia da Invasão

Possui graduação (2003) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá , mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente está como professor adjunto II na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), coordenador do Laboratório de Biodiversidade Aquática (AquaBio) e orientador de mestrado nos programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação do Semiárido e Ciências Animais. Tem interesse de pesquisa concentrado no estudo de padrões de diversidade da fauna de peixes neotropical, e processos de invasão biológica, homogeneização biótica e impactos ecológicos induzidos por espécies não nativas.

E-mail: rfernandes@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/9738639194108996

 

Vitor de Oliveira Lunardi

Disciplinas: Ecologia Evolutiva, Ecologia Molecular e Biologia da Conservação

Sou bacharel e licenciado em ciências biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, onde também conclui o mestrado em ecologia e recursos naturais, analisando a genética associada à conservação de pássaros da mata atlântica. Durante meu doutorado em ecologia na Universidade de Brasília, com estágio na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal), investiguei a ecologia comportamental aliada à conservação de aves limícolas da Baía de Todos os Santos, Bahia. Atualmente sou professor adjunto II da Universidade Federal Rural do Semiárido, onde desenvolvo atividades de pesquisa, extensão e ensino em ecologia e conservação da biodiversidade.

E-mail: lunardi.vitor@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/2502162313135026
http://www2.ufersa.edu.br/portal/laboratorios/ecomol

 

PROFESSORES VISITANTES SENIORS

Vera Lucia Imperatriz-Fonseca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1975). Em 1989 tornou-se Livre-docente em Ecologia. Professora Titular em Ecologia pelo Instituto de Biociências da USP em 1992, permaneceu neste cargo até 2003. No período de agosto de 2005 a agosto de 2007 foi Profa. Titular colaboradora da Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). De 2008 a 2010, foi Professora Titular Colaboradora no Instituto de Estudos Avançados da USP e voluntária da Associação de Defesa do Meio Ambiente de São Paulo (ADEMA-SP). A partir de maio de 2010 é professora visitante senior da CAPES na UFERSA, no Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas:comportamento animal, conservação biológica, abelhas sem ferrão, meliponicultura. Orienta mestres, doutores e pós-doutores em Ecologia, Entomologia e Zoologia.

E-mail: vlifonse@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/6477591893781232

 

Lionel Segui Gonçalves

Graduado em Ciências Biológicas (História Natural ) pela UNESP (1965). Doutorou-se em 1970 na FMRP-USP sob a orientação do Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr, na área de Genética de Abelhas. Foi contratado pela FFCLRP-USP em 1967 e fez toda sua carreira docente na USP, tendo obtido o título de Professor Livre Docente em 1976, Professor Titular em 1983 e exercido as atividades docentes na FFCLRP até 2/12/2009 quando se aposentou oficialmente. Foi Diretor da FFCLRP e ultimamente representante da mesma no CO até 12/2009. Atualmente atua como colaborador senior com orientação na pós-graduação e pesquisas na área de Genética de Abelhas, em especial genética de abelhas africanizadas, Comportamento de Abelhas e Apicultura na USP em Ribeirão Preto. Em 12/2/2010 foi contemplado com Bolsa de Professor Visitante Nacional Senior da CAPES pela UFERSA de Mossoró-RN. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da ACIESP e Academia de Ciências de Ribeirão Preto.

E-mail: lionel@ufersa.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0873416879466553

22 de setembro de 2014. Visualizações: 8646. Última modificação: 12/06/2017 15:47:48