Prazo de entrega das Atividades Complementares 2021.2: 10/05/2022
PASSO A PASSO – Entrega da Atividades Complementares
Etapa 1:
O estudante deve aguardar a solicitação da coordenação estipulando o prazo para a entrega as atividades. Em geral, as coordenações seguem o período de entrega estabelecido pelo calendário acadêmico da UFERSA.
Etapa 2:
As atividades complementares devem somar 200 horas e serão contabilizadas pela Coordenação. Para isto, é necessário que o estudante organize o seu material obedecendo o Art 5º da RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA no 01/2008, de 17 de abril de 2008 e adicione os documentos no SIGAA.
O cadastro das atividades complementares via SIGAA se da conforme os seguintes passos:
1 – No seu SIGAA acesse o Menu > Ensino > Atividades Complementares > Enviar Atividades;
2 – Escolha na lista o tipo de Atividade Complementar a ser cadastrada (1), conforme a PLANILHA-ATIVIDADES-COMPLEMENTARES-ECOLOGIA, em seguida digite o valor (somente números) da atividade a ser cadastrada (2) e selecione o arquivo digitalizado (formato .pdf, .png ou .jpeg) correspondente a atividade selecionada (3).
Observação:
Ao enviar os documentos comprobatórios para o e-mail da Coordenação do Curso e ao cadastrar os mesmos documentos no sistema, coloque o nome do arquivo equivalente ao nome do documento na Planilha de Pontuação das Atividades Complementares, para que fique fácil de ser localizado.
Exemplo: na tabela tem um item (item 13) chamado “Participação como ouvinte em eventos científicos”. O documento referente a este item deve ser nomeado assim: NOME DO ALUNO-ITEM-13-DOC-1. Se tiver outro comprovante do mesmo item, colocar o nome NOME DO ALUNO-ITEM-13-DOC-2. Isso facilitará a análise dos documentos;
3 – Clique no botão cadastrar e aparecerá uma mensagem informando se o cadastro foi realizado. Somente é possível cadastrar uma atividade por vez, caso ainda deseje adicionar outras atividades, repita os passos listados no item 2;
4 – Após o cadastro de todas as suas atividades é possível visualizar a lista de itens enviados acessando o Menu > Ensino > Atividades Complementares > Listar Atividades;
5 – Após o cadastro das atividades as mesmas serão listadas com a situação PENDENTE, podendo ainda serem excluídas do sistema caso o discente tenha realizado algum procedimento incorreto. A sua situação somente passará para VALIDADA após a avaliação e aprovação dos documentos pela Coordenação do Curso.
Etapa 3:
Envie para o e-mail da coordenação do curso ecologia@ufersa.edu.br OS ARQUIVOS CADASTRADOS NO SIGAA JUNTAMENTE COM A a PLANILHA-ATIVIDADES-COMPLEMENTARES-ECOLOGIA preenchida.
É extremamente importante que os documentos estejam organizados conforme a sequência existente na PLANILHA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. A desorganização dos documentos ou ausência de comprovantes poderá implicar no não aproveitamento das 200 horas das atividades complementares e consequentemente poderá comprometer a colação de grau no caso de discentes formandos.
Etapa 4:
A avaliação e consolidação das Atividades Complementares pela Coordenação ocorre em ATÉ 2 SEMANAS APÓS O PRAZO FINAL DE ENTREGA. Após avaliação, a coordenação encaminha um email informando que as atividades foram contabilizadas e o estudante deverá conferir o seu histórico para verificar se isto ocorreu.
OBSERVAÇÕES: